O Clube Sem Limites voltou ao Alentejo e à região de Serpa para um passeio TT turístico, desta vez também por terras de Alcoutim e Mértola, nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2008.

No dia 25 de Abril, a partir de Pombal e com destino a Alcoutim, os convivas foram chegando à praia fluvial para o toca a reunir e respectivo pic-nic, após o qual teve inicio este nosso passeio tt. Aproveitámos para uma breve visita Alcoutim, em particular o cais, e avistar a aldeia do lado de lá, San Lucar del Guadiana.


Ao longo do rio Guadiana foram sendo percorridos trilhos inseridos numa paisagem de grande beleza. As chuvas das semanas anteriores tornaram os campos floridos e as ribeiras com água para transpor. No final da tarde chegámos a Mértola. Aqui teve lugar um jantar do qual se recorda especialmente o "caldo de perdiz". Antes da dormida ainda foi possível visitar a "feira do pão e do mel" que decorria naquele fim de semana em Mértola.


O início da manhã do dia 26 foi aproveitado para uma visita à vila de Mértola. Após a reunião da caravana fizemo-nos aos montes próximos, sempre acompanhados de belas paisagens. A primeira paragem foi junto a uma lagoa onde se respirava tranquilidade, sendo possível apreciar as brincadeiras de patos bravos na água.


Dali seguimos até à aldeia do Pomarão, local de embarque do minério antigamente extraído das minas de S. Domingos. Seguiu-se a visita às antigas minas de S. Domingos. Um local se sensações estranhas, onde está presente a agressão à paisagem e onde é possível "sentir" o sofrimento de quem ali trabalhou na extracção do cobre. Na aldeia de S. Domingues decorreu o almoço.  De tarde começamos com  uma passagem  pela "praia fluvial" e seguimos por montes e planícies até Serpa, com a respectiva paragem obrigatória no "Pulo do Lobo".


A caminho de Serpa atravessámos a vau o rio Guadiana. Chegados à residencial tivemos oportunidade de refrescar e preparar para um belo jantar na adega típica "Molha o Bico", acompanhados de Cante Alentejano pelo grupo "Trigo Roxo" e muito boa disposição.


O domingo começou ao ritmo de cada um, com uma visita tranquila à vila branca de Serpa, com destaque para o castelo. Seguiu-se um pequeno percurso até a uma "azenha" onde nos esperava um porco preto no churrasco.


Tratado o estômago e o espírito, foi tempo de regresso a casa …


Texto: JV

Fotos: diversos





































































































O Clube Sem Limites voltou ao Alentejo e à região de Serpa para um passeio TT turístico, desta vez também por terras de Alcoutim e Mértola, nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2008.

"slide show - Alcoutim » Mértola"
"slide show -Mértola » Serpa"
"slide show - Serpa"